Resultados
Caracterização física e química de águas residuais provenientes do corte de lentes oftálmicas
The ophthalmic industry, specifically eyewear lens production, generates substantial waste, during the optical store grinding process, contributing to end-of-life plastic accumulation and posing significant environmental challenges. Lens edging machines consume approximately 20 liters of water per eyeglass lens pair, which is subsequently discharged directly into wastewater systems, releasing pollutants, including micro- and nanoplastics, into the …
Caracterização física e química de águas residuais provenientes do
Bioremediação de águas residuais sintéticas com contaminantes emergente por Nannochloropsis sp. e produção de lípidos: uma abordagem circular
Os contaminantes emergentes (CEC) representam um risco potencial para a saúde humana e ambiental. A biorremediação por microalgas é uma abordagem promissora para transformar ou remover contaminantes do ambiente, contribuindo ao mesmo tempo para a economia circular. Neste estudo, a espécie Nannochloropsis sp. foi eficazmente utilizada para a remoção simultânea de seis CECs: paracetamol, ibuprofeno, imidaclopride, metilparabeno e bisfenol A a 10 …
Bioremediação de águas residuais sintéticas com contaminantes emergente por Nannochloropsis sp.
Participação BIOPOL 2024
Julho 22-24, 2024 O projecto NABIA marcou presença, na nona conferência internacional sobre polímeros de base biológica e biodegradáveis, com a presentação de um poster intitulado “Development and characterization of a novel fully bio-based material composite of PHBV, PLA, and chitosan “.
“A presente invenção refere-se a lentes óticas, mais concretamente, lentes oftálmicas, que compreendem materiais de base orgânica e técnicas avançadas de injeção. As lentes óticas da presente invenção são fabricadas a partir de um poliéster alifático termoplástico, nomeadamente, mas não exclusivamente, a partir do ácido poliláctico (PLA), polihidroxialcanoatos (PHA) e óxidos metálicos, melhorando significativamente as …
Bioplásticos: Inovação para a Transição Verde
Os bioplásticos são uma das possíveis alternativas aos polímeros de origem fóssil. Os bioplásticos têm várias vantagens sobre os plásticos tradicionais, incluindo baixa pegada de carbono, eficiência energética, biodegradabilidade e versatilidade. Apesar de apresentarem inúmeras vantagens e de estarem a revolucionar muitos campos de aplicação, têm também vários pontos fracos, como a fragilidade, a elevada absorção de água, …
Organismos Marinhos. Uma solução para a poluição ambiental?
Organismos Marinhos. Uma solução para a poluição ambiental? Os ambientes marinhos representam uma fonte pouco explorada para numerosas aplicações biotecnológicas. De particular interesse são os organismos que podem fornecer várias moléculas valiosas e são potenciais candidatos a estratégias de bioremediação. Fungos, algas, bactérias, leveduras e as esponjas são alguns dos recursos únicos dos ecossistemas marinhos.
PARTICIPAÇÃO EM FEIRA DE EXPOSIÇÃO – MOLDPLAS
O Projeto NABIA vai estar presente entre os dias 9 e 12 de novembro na feira de exposição, Moldplas na ExpoSalão Batalha.Estará presente no stand do CDRSP-IPL, com algumas das soluções, equipamento e produtos desenvolvidos, e fará uma apresentação intitulada:“Desafios da economia circular”. Contamos com a vossa presença!
PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA – MATERIALS PROCEEDINGS
O projeto NABIA – Nova Abordagem à Biorremediação através de Algas, publicou um artigo científico na revista Materials Proceedings intitulado “Bioremediation Using Microalgae and Circular Economy Approach: A Case Study”.
Participação em Congresso – CHEMEET 2022
O projeto NABIA – Nova Abordagem à Biorremediação através de Algas, participou entre os dias 27 e 29 de junho de 2022, no congresso internacional CHEMEET 2022, com um poster intitulado “Microalgae technology: A sustainable alternative for the chemical industry” e uma apresentação científica intitulada “Microalgae for Industrial Wastewater Treatment”.
Participação em Congresso – RESIM 2022
O projeto NABIA – Nova Abordagem à Biorremediação através de Algas, participa entre os dias 2 e 3 de junho de 2022, no congresso RESIM 2022 focado no tópico da sustentabilidade na produção , com uma apresentação científica intitulada “Microalgae biorefinery: high-value products from bioremediation processes”.
Participação em Congresso – MATERIAIS 2022
O projeto NABIA – Nova Abordagem à Biorremediação através de Algas, participa entre os dias 10 e 13 de Abril de 2022, no congresso Materiais 2022 que está a ocorrer na Casa da Cultura – Teatro Stephens na Marinha Grande, com a apresentação de um póster científico intitulado “Bioremediation using microalgae and circular economy approach: …