Organismos Marinhos. Uma solução para a poluição ambiental?
Os ambientes marinhos representam uma fonte pouco explorada para numerosas aplicações biotecnológicas. De particular interesse são os organismos que podem fornecer várias moléculas valiosas e são potenciais candidatos a estratégias de bioremediação. Fungos, algas, bactérias, leveduras e as esponjas são alguns dos recursos únicos dos ecossistemas marinhos. Mas estes devem ser preservados e protegidos de danos irreversíveis. A exploração sustentável através de sistemas de cultivo é a alternativa para evitar a pressão sobre a colheita de organismos marinhos selvagens.
Escrito por uma equipa internacional de especialistas, este livro fornece uma visão geral das possíveis abordagens e tecnologias que podem ser aplicadas nos processos de biorremediação e das possibilidades de acrescentar valor à biomassa produzida. Fornece um estado da arte abrangente da investigação e prática actuais em tecnologia de bioremediação e materiais de base biológica. São destacadas as novas tecnologias de processamento e os recentes avanços técnicos em biologia molecular, como a extração de material genético, as técnicas ómicas e a engenharia metabólica. São também abordadas as possibilidades interessantes que a inteligência artificial pode trazer para o futuro da indústria biotecnológica.
A natureza multidisciplinar deste livro torna-o de interesse para uma vasta gama de leitores, incluindo investigadores, estudantes, profissionais de consultoria, engenheiros, entidades governamentais e instituições que trabalham em biotecnologia ambiental, controlo e prevenção da poluição e processos químicos.