NABIA

ProjeTo

PROJETO NABIA

Promovendo a saúde e bem-estar através da sustentável transformação de poluentes emergentes

 
  O projeto NABIA (Nova Abordagem de Biorremediação através de Algas) aborda a necessidade de se obter uma solução para o  tratamento dos poluentes emergentes, propondo a descontaminação das águas residuais usando microalgas, utilizando uma abordagem baseada na formação de biomassa, e na sua respectiva valorização económica.

NABIA tem como objetivo estudar  a obtenção de produtos de valor acrescentado que possam atrair investimento e, por conseguinte, acelerar o desenvolvimento da tecnologia das microalgas.

  Este estudo informa sobre a viabilidade e a sustentabilidade do conceito de economia circular utilizando uma biorrefinaria de microalgas. O objetivo final do projeto NABIA é desenvolver um sistema integrado utilizando microalgas para descontaminar águas residuais e águas potáveis tendo por base o conceito de economia circular.
NABIA utilizará uma abordagem multidisciplinar com os objetivos específicos:

Descontaminar águas residuais e de consumo através do uso de microalgas (tratamento de água através de microalgas);

Captura de CO2 e outros gases de efeito estufa usando microalgas;

– Produzir produtos de base biológica ecologicamente melhorados, com valor acrescentado, a partir de biomassa;

– Promover a consciencialização sobre a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas, reduzindo disruptores endócrinos na água, minimizando os efeitos adversos no meio
ambiente e à saúde humana;

– Propor e promover futuras políticas de tratamento de águas residuais, fornecendo evidências, dados e informações robustos.